Gabriel Guimard

Ator, palhaço, diretor da companhia de teatro Megamini da Cooperativa Paulista de Teatro e pesquisador das artes para infância. Trabalhou durante 5 anos na cia. francesa Philippe Genty. É fundador da Rede Cultura Infância e do Centro de Referência do Teatro para Infância e idealizador do Portal Cultura Infância. Atualmente está em cartaz com o espetáculo para crianças Tem Gato na Tuba, direção de Hugo Possolo.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Denis Garcez

Designer gráfico, multimídia e de web, técnico em informática, ator, palhaço, pesquisador da linguagem clown e webmaster do Portal Cultura Infância.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

  


Flávio Paiva

É jornalista, colunista semanal do jornal Diário do Nordeste, e autor de livros nas áreas de mobilização social, gestão compartilhada, migração e, para crianças, escreveu Flor de Maravilha (20 histórias e 20 músicas), Benedito Bacurau, o pássaro que não nasceu de um ovo (inclui cd com narração e ilustrações sonoras de Antônio Nóbrega), Fortaleza (de dunas andantes a cidade banhada de sol), Titico achou um anzol (aventura na caatinga) e A Festa do Saci (inclui cd com a participação de Giana Viscardi, Marcelo Pretto, Orlângelo Leal e Suzana Salles) – todos publicados pela Cortez Editora. É membro do conselho do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana (ong que trata das questões do consumismo na infância) .
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Linque: www.flaviopaiva.com.br


Juliano Barone

Ator, produtor cultural e professor de teatro. É formado pelo Curso Superior de Teatro da Universidade Anhembi Morumbi e pelo Curso Profissionalizante do Teatro-Escola Célia Helena.É sócio-fundador da Cia Pé na Porta e Fundador do Núcleo Educatho de Arte e Educação. Atualmente está em cartaz com o espetáculo "O Conto da Ilha Desconhecida", direção de Paulo Marcos.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: www.ciapenaporta.com 


Anderson Monstrinho

Designer Gráfico, Mídia Cross e Blogueiro constante pesquisador em mídias sociais, esta hoje responsável pela Coordenação de Mídias do Portal Cultura Infância, MITI - Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá e do Pontão Ação Cultural em Rede.

 


Eduardo Espíndola

Ator, Diretor e Produtor Cultural, desde 1998. Foi fundador do Teatro Fúria que levou seu trabalho para mais de 23 estados do País em 2003/2004 pelo palco Giratório do SESC. É Arte Educador, Especialista em Planejamento e Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá. Ministrou aulas de Teatro no Centro Sócio Educativo para menores infratores em MT. Ex-conselho de Cultura de Cuiabá, hoje é Diretor Executivo da Acênica - Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso, criador e coordenador da MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá e coordenador executivo dos portais Cultura Infância e Ação Cultural.



 

 
Ana Graciela

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela mesma instituição. Possui experiência na área publicitária e elaboração e produção de projetos para leis de incentivo à cultura. Atualmente, além de se dedicar ao desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, na qual aborda os usos e significações do telefone celular na vida cotidiana de jovens e adultos, também elabora e produz projetos para o portal Cultura Infância e é diretora executiva da Organização Social, Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso.


Henrique Sitchin

Ator, autor e diretor teatral da Cia. TRUKS - Teatro de Bonecos e Coordenador do CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO, espaço de referência do Teatro de Bonecos de São Paulo, projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Prefeitura do Município. Co-Criador, em 2004, do Grupo Teatro das Coisas, com o qual recebeu vários prêmios com a trilogia dos espetáculos: “Zôo-ilógico”, “Inzôonia” e “Guarda Zool”.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: www.truks.com.br


Fabiano Moraes

Contador de histórias desde criança nas fogueiras dos acampamentos de escoteiros. Ministra cursos, realiza espetáculos e palestras por todo Brasil. É idealizador e coordenador do sítio “Roda de Histórias”, um espaço na internete com fórum para troca de idéias e notícias sobre a arte de contar histórias.Fabiano recebeu, pelo trabalho desenvolvido no portal “Roda de Histórias”, em dezembro de 2007, o Prêmio Culturas Populares 2007 - Mestre Duda 100 Anos de Frevo, pelo Ministério da Cultura. Lançou recentemente o livro “O menino e a atiradeira” pela Franco Editora, ilustrado por Walter Lara.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: www.rodadehistorias.com.br


Wellington Nogueira

Fundador e coordenador geral da ONG “Doutores da Alegria”, cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização conta com um Núcleo de Formação e Pesquisa dedicado à arte do palhaço. Com um elenco de cerca de 60 palhaços profissionais que atuam em 19 hospitais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Hoizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: www.doutoresdaalegria.org.br


Gilka Girardello

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UFSC. Jornalista (UFRGS, 1978) Doutora em Comunicação pela USP (1998), com a tese “Televisão e Imaginação Infantil: histórias da Costa da Lagoa”. Mestre pela New School for Social Research de Nova York (1991), com a dissertação “A Linguagem do Jornalismo para Crianças e Jovens”. Coordena a Linha Educação e Comunicação do Mestrado em Educação da UFSC, e o Núcleo de Pesquisas Infância, Comunicação e Arte (UFSC/CNPq). Recentemente lançou o livro Criança, Comunicação e Cultura: trilhas e trajetórias, em co-autoria com a pesquisadora Monica Fantin, editora Papirus.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Ana Marta Meira

 

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a pesquisa A cultura do brincar - A Infância contemporânea, o brincar e a cultura no espaço da cidade. Doutoranda em Educação pela UFRGS, na linha de pesquisa Educação: Arte, Linguagem e Tecnologia. Coordena o Espaço Criativo Cidade das Crianças, aberto a crianças de 4 a 11 anos, buscando realizar atividades lúdicas e artísticas tendo como eixo os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre. Organizadora do livro Novos Sintomas (2003), publicado pela Editora Ágalma de Salvador, sobre a infância contemporânea e os desafios que coloca à clínica psicanalítica. Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Zé Zuca

Radialista, cantor, compositor, diretor de espetáculos, pedagogo, psicodramatista e arte-educador. Escreve textos, compõe e dirige peças musicais, sendo indicado duas vezes para o prêmio Mambembe. Ganhou com o espetáculo Coração de Gigante um prêmio Shell de montagem. Atualmente produz, roteiriza, faz a trilha sonora e apresenta o programa RÁDIO MALUCA, com duração de uma hora, ao vivo, no auditório da RÁDIO NACIONAL, aos sábados, das 11h às 12h, que já alcançou, na cidade do Rio de Janeiro, o quarto lugar em seu horário.
Rádio Maluca - Rádio Nacional RJ - AM 1130 - www.radiobras.gov.br
Rádio MEC - AM 800 - www.radiomec.com.br
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
http://www.myspace.com/zezuca


Dirce Waltrick do Amarante

Escritora, ensaísta e tradutora. Lecionou Literatura Infanto-Juvenil na Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de "Para ler 'Finnegans Wake' de James Joyce" (Iluminuras, 2009) e organizadora de "Prosas e poemas insensatos", de Edward Lear (Letras Contemporâneas, 2009). Traduziu, entre outros, "Contos de Ionesco para crianças", de Eugène Ionesco (Editora Martins Fontes, 2008). Colabora em jornais e revistas, como "Diário Catarinense", "O Estado de São Paulo", "O Balainho". É co-editora do site de arte e cultura Centopéia.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Sítio: www.centopeia.net


Lilia Rosa

Educadora Musical com livros publicados na área de música, musicista (pianista, ex-trompista), e pesquisadora. Doutoranda em música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em música (UNICAMP) e Bacharel em Música (FAAM). Foi contemplada com vários prêmios na área de música, entre os mais recentes: Prêmio de Culturas Populares/Mestre Duda 2007 (MinC) com o projeto Resgate da Cultura do Mundo Infantil através da Musicalização, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, de Amparo/SP.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Luís Camargo

Escritor e ilustrador de livros infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração, em 1986. Publicou Ilustração do livro infantil, em 1995. Doutor em teoria e história literária pelo IEL/Unicamp. Desde 2003 trabalha como editor assistente no Editorial de Literatura, Projetos Especiais e Ensino Religioso da Editora FTD.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Sítio: http://caracol.imaginario.com/autografos/luiscamargo/index.html


Silvia Pillotto

Pós- Doutora no Instituto de Estudos da Criança na Universidade do Minho em Braga/Portugal; Doutora em Engenharia da Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente além de lecionar disciplinas nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, coordena o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE. É autora e organizadora de diversas publicações, emtre elas: A arte como propulsora da integração escola e comunidade; Linguagens da arte na infância ; Arte, Educação e Cultura, todos eles publicados em 2007.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Mônica Rodrigues

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, escritora, tradutora e professora. Sua dissertação de mestrado é sobre o jornalismo para crianças. De 2005 a 2008 foi editora de "A Tardinha", caderno para crianças do jornal A TARDE, o maior periódico diário de Salvador, BA. Durante 17 anos, foi editora da "Folhinha", da Folha de S. Paulo, e fez crítica de cultura (literatura, teatro, televisão, cinema) e, especialmente, de teatro para crianças no mesmo veículo, de 1995 a 2005. Já publicou livros para crianças por diversas editoras brasileiras. Atualmente colabora para o Guia da Folha de S. Paulo, entre outros cadernos.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Darcísio Muraro

Graduado em filosofia pela PUC-PR e Teologia pela ITESP. Tem mestrado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, é doutorando em Filosofia da Educação pela USP. Dirigiu o Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (2004 a 2006), e atualmente exerce a função de direção, gestão de projetos educacionais e coordenação pedagógica do Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar e a Fundação Sidónio Muralha. É co-autor dos livros: Dadedidodúvida! Surpresas da Filosofia, Ed. Vozes, 2007, Filosofia e Ensino em debate (Ed. UNIJUÍ, 2002) e O fazer Filosófico (Ed. UNIMONTES, 2007).
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Celso Sisto

Escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorando em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) . Tem 36 livros publicados para crianças e jovens e recebeu os prêmios de autor revelação do ano de 1994 (com o livro Ver-de-ver-meu-pai, Editora Nova Fronteira) e ilustrador revelação do ano de 1999 (com o livro Francisco Gabiroba Tabajara Tupã, da editora EDC); ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Vírginia Yunes

Fotógrafa, em suas viagens pelo mundo, ora a trabalho ora a passeio, fotografou crianças nas mais diversas situações retratando seu brilho e sobretudo seu olhar que muitas vezes chegam a roubar nosso coração. Fez várias exposições e algumas sobre a infância junto ao Museu da Infância da UNESC, universidade onde ela leciona a disciplina de fotografia nos cursos de Artes Visuais e Arquitetura.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Sítio: www.virginiayunes.com


Luiza Lins

Cursou Comunicação na PUC do Rio de Janeiro. Em Nova York, formou-se em inglês na New York University e fez cursos de cinema e de teatro. Desde 2003 é responsável pela produção geral e curadoria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2005, foi selecionada pelo Ministério da Cultura para dirigir seu primeiro filme infantil através do edital "Curta Criança". "O Mistério do Boi de Mamão" foi lançado na Mostra 2006 e distribuído para as escolas municipais e estaduais. É a atual presidente da Cinemateca Catarinense - ABD-SC.
Sítio: www.mostradecinemainfantil.com.br


Marcelo Romagnoli

É autor, diretor, ator e professor de teatro. É bacharel em direção teatral pela ECA-USP e fez História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Medice, em Florença na Itália. É fundador e diretor da Banda Mirim, com qual dirigiu Felizardo ( prêmio APCA de 2005), O Menino Teresa de 2007 e recentemente estreiou o musical Sapecado, que ganhou o PAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo de 2007, para produções inéditas de teatro.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Uxa Xavier

Dançarina, coreógrafa e arte-educadora, atua há mais de vinte anos na área de dança. Coordena e representa o NaDança. O NaDança é um mergulho na dança para crianças e adolescentes. O NaDança já foi Estúdio, já recebeu o Prêmio Klauss Vianna de Dança- Funarte em pesquisa, para refletir e formar professores. E também o P.A.C. para a montagem do espetáculo de dança e teatro "A estrela que virou no vento". Junto com o Balangandança Cia concebeu o grupo de estudos, “Põe o Dedo aqui”, também contemplado com o Prêmio Klauss Vianna de Dança – Funarte. Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Karen Acioly

A premiada artista carioca é uma inventora de histórias para livros, peças teatrais e filmes. Estudou belas-artes e letras, mas se formou em comunicação e pós-graduou-se em metodologia do ensino superior. É fundadora e diretora artística do Centro de Referência do Teatro Infantil do Rio de Janeiro, além de criadora e diretora artística do Festival Internacional de Linguagens. Recentemente lançou o livro Tuhu, o menino Villa Lobos, um mergulho imaginário na infância e juventude do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


César Obeid

É escritor, educador e contador de histórias. Trabalha com a recriação do cordel e do repente na educação, teatro, eventos e literatura. É secretário da UCRAN- União dos cordelistas e repentistas do nordeste. É autor dos seguintes livros pela editora Moderna: - Minhas Rimas de Cordel, menção "altamente recomendável" FNLJ- 2005. - O Cachorro do Menino e “Aquecimento Global não dá rima com Legal” e - Vida Rima com cordel pela Ed. Salesiana, menção altamente recomendável- FNLIJ- 2007.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Linque: www.teatrodecordel.com.br


Luciana Gruppelli Loponte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005). Atualmente é pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenadora do Grupo de Estudo (GE) de Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) e vice-presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, arte e educação, gênero e artes visuais.


Foto-Fabiano.jpgFabiano Tadeu Grazioli

Cursou mestrado em Estudos Literários (UPF/RS-2007), especialização em Metodologia do Ensino de Literatura (URI/RS - 2004) e graduação em Letras (URI/RS - 2001). Desde muito cedo se envolveu com teatro, relação que se estreitou e o levou a fundar, com um grupo de amigos, em 2003, o Teatro de Gaiola. É professor universitário e de Ensino Médio. Ministra cursos e oficinas a partir dos temas Leitura, Formação do Leitor, Teatro Infantil e Leitura da dramaturgia. Colabora com jornais e revistas de sua cidade (Erechim) e de seu estado (RS). Tem artigos e estudos publicados em diversos periódicos científicos. Em 2007 foi convidado a publicar, pela Editora da UPF/RS, sua dissertação de mestrado, intitulada Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor, que se encontra a venda no linque Mercado Virtual. - Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.