Pontões de Cultura PDF Imprimir E-mail
Pontos de Cultura - Pontões de Cultura

Segue abaixo a lista dos Pontões de Cultura que têm um trabalho voltado para ou com a criança.

1. Cultura Lúdica e a Formação do Brincante - Labrimp / São Paulo - São Paulo

www.labrimp.fe.usp.br


               Tal qual numa brincadeira, o LABRIMP, a FAFE e o Ministério da Cultura estabelecem uma parceria, pelo Programa Ponto de Cultura para promover a formação de profissionais interessados em estimular a expressão da cultura infantil e a produção de materiais gráficos, visuais e tridimensionais.
               
Possibilitar a expressão da criança em suas múltiplas linguagens é um grande desafio para todos aqueles comprometidos com a qualidade da educação entendida num sentido amplo e como reflexo da parceria entre a universidade, financiadores, centros de formação, escola, professores, crianças e suas famílias.

              Nesse sentido é que as ações desenvolvidas em nosso espaço “acadêmico”, onde as pesquisas realizadas tem íntima ligação com o cotidiano infantil, realimentam a cultura, que se torna viva nas expressões e criações infantis interligando-se num jogo de pontos com as políticas públicas vigentes.

              O programa Cultura Viva é, sobretudo, uma política pública de mobilização e encantamento social. Mais que um conjunto de obras físicas e equipamentos, implica a potencialização das energias criadoras do povo brasileiro. Não pode ser considerado um simples “deixar fazer”... Mas os rumos, as escolhas, as definições ao longo do processo, são livres. E os resultados, imprevisíveis. E, provavelmente, surpreendentes. Seu sucesso depende de interação, de troca de informações e de ampla distribuição de conhecimento e de realizações (www.cultura.gov.br)

               Conhecimento que só tem valor na medida em que é compartilhado, apreendido e transformado, que se torna concreto nos produtos resultantes e nos processos desencadeados pela trama das relações adulto-criança, criança- criança e criança-adulto.

              O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as suas demais ações. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras. Uma pequena marca, um sinal, um ponto sem gradação hierárquica, um ponto de apoio, uma alavanca para um novo processo social e cultural. Como um mediador na relação entre Estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si. (www.cultura.gov.br)

              Nosso Ponto de Cultura tem como principais características promover cursos e oficinas, disponibilizar espaços para reflexão, pesquisa e divulgação de conhecimento, objetivando ampliar o repertório individual e coletivo sobre o lúdico e a cultura infantil.


2. Companhia Bola de Meia  / São José dos Campos - São Paulo

www.ciabolademeia.org.br

É uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público). Foi fundada em 1989 em São José dos Campos, Vale do Paraíba Paulista, sua principal missão é a pesquisa e transmissão da Cultura Popular Brasileira e da Cultura da Criança.

Em 2005 foi selecionada como Ponto de Cultura. Em 2006 participou do Programa Ação Griô Nacional como responsável regional. Em 2007 recebeu o prêmio Escola Viva. Em 2008 recebeu o prêmio Ludicidade – Pontinhos de Cultura, participou do edital de Pontão e foi selecionada através do Programa Cultura viva – SPPC – Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura.

Seus integrantes atuam na formação permanente de educadores, buscam conexões entre Cultura, Educação e Meio Ambiente, acreditam que a Arte pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

Possui publicações com temas sobre manifestações da cultura popular brasileira, tradição oral e da cultura da criança. Realiza palestras e oficinas de aprimoramento artístico e cultural para educadores de rede pública e particular de ensino.

Como referência, algumas cidades onde foram realizados projetos, oficinas e/ou espetáculos em parceria com prefeituras: Campos do Jordão, Caçapava, Pindamonhangaba, Matão, Rincão, Monteiro Lobato, São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca e unidades de SESC do estado de São Paulo.

Realiza em 2009/2010 um projeto em nível Nacional em parceria com o Ministério da Cultura sobre temas que envolvem a Cultura da Criança. O Projeto consiste em apresentações artísticas em pontos de cultura e escolas parceiras, oficina de aprimoramento artístico e cultural para educadores, pesquisa sobre as principais manifestações e registro do livro/CD/DVD “Brinca Brasil”.

A sustentabilidade da instituição acontece através de valor arrecadado com espetáculos, oficinas, cds, livros etc.
 

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Seu website:
Assunto:
Comentário: