Cultura e Saúde PDF Imprimir E-mail
Rede MinC Criança - Cultura e Saúde
Segue abaixo a lista dos contemplados da Prêmio Cultura e Saúde que têm um trabalho voltado para ou com a crianças e adolescentes.


1. Nome da iniciativa premiada: Operação de Riso

 

Instituição:

APAP - Associação de Pais, Alunos e Professores da Fundação das Artes de São Caetano do Sul

 

Iniciativa desenvolvida desde: 2006

 

Cidade: São Caetano do Sul

 

Estado: SP

 

Objetivo:

O Programa Operação de Riso tem por objetivo a humanização dentro dos hospitais, utilizando-se da arte teatral dos clowns e da música instrumental. Atualmente, o projeto tem atuação regular na Rede Pública de Saúde de São Caetano do Sul (Hospital Adulto Maria Braido e Hospital Infantil Márcia Braido). Para atingir seu objetivo, este programa de humanização hospitalar leva para os hospitais o trabalho dos profissionais de arte cênicas e da música e, assim, unir arte e saúde. A presença dos médicos-palhaços contribui não só para a recuperação do paciente, mas, também, para os seus acompanhantes. Os profissionais da saúde também são beneficiados, encontrando nos intitulados Doutores Besteirologistas, alegria e estimulo para o seu trabalho.

 

Operação de Riso:

Operação de Riso foi implantado no Complexo Hospitalar de São Caetano do Sul em setembro de 2006. O Programa completa 3 anos de atendimento (foram feitos mais de 12.000 atendimentos) e inicia as atividades do 4º ano de execução continuada. Além da questão quantitativa, Operação de Riso conquistou aspectos qualitativos, como o vínculo com a equipe do Complexo Hospitalar, pacientes e familiares, com a comunidade por meio das ações institucionais e com a classe artística, lembrando que Operação de Riso foi selecionado para participar do Programa Palhaços em Rede, dos Doutores da Alegria e foi contemplado com o Prêmio Cultura e Saúde, parceria dos Ministérios da Cultura e da Saúde do Governo Federal.

 

Contato: Sérgio de Azevedo
Coordenador de Projetos Culturais | Fundação das Artes
9851-0406 | 11- 4238.3030 ramal 26 | Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


2. Nome da Iniciativa premiada: Arte na Medicina

Cidade: Recife

Estado: PE

 
Resumo:

Idealizado e coordenado pelo médico, professor da disciplina de Pneumologia, regente da disciplina de Arteterapia e músico Paulo Barreto Campello, o programa “A arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”, da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco-UPE, completa 15 anos de atividades em 2011.

 O programa tem como finalidade a humanização da medicina e contribuição com o processo terapêutico e, como numa receita médica, a arte foi o remédio prescrito.


Contato: Paulo Barreto Campello

Sítio: www.artenamedicina.com.br

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 


 

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Seu website:
Assunto:
Comentário: